Pré-requisitos para ter uma LOJA VIRTUAL!!!

Por 2 de março de 2021Alma do Negócio

1 Noções básicas de administração empresarial.

2 Saber emitir nota fiscal quando o cliente quer nota fiscal.

3 Ter uma balança e metro ou régua, para saber pesar os seus produtos e cadastrar os pesos e as medidas dos mesmos no software da Loja Virtual.

4 Ter um Designer para criar todas as peças publicitárias que você irá criar das campanhas a veicular nas mídias sociais de Janeiro a Dezembro.

5 Ter um fotógrafo para tirar todas as fotos dos seus produtos.

6 Ter um editor de imagens para tratar todas as imagens / fotos dos seus produtos para formato WEB.

7 Ter um especialista em SEO para tratar toda a otimização das buscas orgânicas das palavras chaves na sua LOJA VIRTUAL em cada produto cadastrado.

8 Ter um especialista em TRÁFEGO para gerar muitas visitas na sua LOJA VIRTUAL.

9 Ter um especialista em E-MAIL MARKETING para enviar as campanhas para todos os e-mails dos seus clientes e pessoas interessadas em receber as suas informações.

10 Contratar ferramentas de otimização de códigos e cache da sua Loja Virtual para aumentar a sua pontuação nos sites de testes de desempenho.

11 Ter uma pessoa para ficar cadastrando todos os seus produtos.

12 Ter noção de formação de preço para cada produto vendido e ou contratar um especialista que faça isto. Dica: SEBRAE Ajuda muito nesta parte.

13 Ter um gerente de tecnologia para administrar o seu servidor de hospedagem e a segurança da sua LOJA.

14 Ter uma pessoa mais técnica para administrar o seu conteúdo da LOJA; quando você NÃO SABE FAZER ISTO.

15 Saber controlar a gestão do seu tempo e do PPCP = PLANEJAMENTO, PRODUÇÃO E CAPACIDADE DE PRODUÇÃO em todos os cenários administrativos da LOJA VIRTUAL.

16 Ser humilde para saber que você não sabe tudo.

17 NÃO MENTIR para você mesmo(a) achando que você dará conta do recado de todas as tarefas sozinho(a).

18 NÃO Delegar todas as tarefas acima para o seu funcionário, amigo e ou parente, achando que ele(a) é obrigado a saber todos estes itens mencionados.

19 NÃO FICAR sendo ponte das dúvidas dos outros que não são suas; ainda mais dúvidas técnicas e ou administrativas. E quando isto acontecer, apresentar a pessoa com a dúvida e ou mostrar o contrato da prestação dos serviços realizados entre o PRESTADOR x TOMADOR.

20 NÃO GASTAR todo o Lucro da Sua Loja Virtual com coisas pessoais e ou dívidas e ou reformas da sua casa e ou qualquer outro cenário que não seja da sua empresa / loja virtual. Quando você mistura DINHEIRO PRÓ-LABORE x DINHEIRO DA EMPRESA VOCÊ PODE VIR A FRACASSAR em ter uma Loja Virtual.

21 Pague aos seus prestadores de serviços e ou fornecedores em dia.

22 Noções básicas de operacional do funcionamento dos CORREIOS e ou demais empresas de ENVIO das suas MERCADORIAS.

23 Noções básicas de uso de software de controle de estoque, financeiro e comercial; os famosos ERP´s.

24 Tenha backup de todos os seus arquivos da loja virtual e do banco de dados todo Mês. Quando você não tem isto, o software da loja virtual é alugado e você investe anos e anos da sua vida pilotando este item alugado e quando quiser sair do mesmo; perde todo o tempo e dinheiro investido; além de ter um sócio que pode até vir a querer participar  com comissão em todos os produtos vendidos futuramente e aonde você e limitado a cada plano contratado, como uma tartaruga correndo atrás de uma cenoura e o coelho encima da tartaruga segurando a cenoura.

25 Ter backup, te garante que você pode parar quando quiser e continuar com os seus dados em qualquer outro lugar e no seu devido tempo; porém se ficar parado muito tempo com os arquivos da sua loja, eles podem vir a ficar obsoletos e mortos; tenha cautela no tempo que irá ficar parado e também nas custas de sempre estar renovando as licenças das ferramentas da sua loja virtual.

26 Seja responsável consigo mesmo e com todos os prestadores dos serviços que você vier a consumir serviços.

27 Tenha noção do tamanho do seu projeto de loja virtual ao passo que se você for comparar com outras lojas; pode vir a ficar chateado e ou seja, como em uma analogia e estudo de caso:  um projeto de casa na favela na classe pobre com as custas dos materiais e mão de obra é diferente de um projeto de casa na classe média que é diferente de um projeto de casa na classe rica. Logo se as pessoas virem a comparar; você tem que saber responder o quanto você gastou exatamente no seu projeto. Logo um projeto de loja virtual que foi básico não tem como comparar com outras lojas que tem muitos mais recursos e ou até várias pessoas trabalhando na mesma como se fossem diversos departamentos. Exemplo de Lojas Virtuais Grandes de uma Empresa Grande aonde se investiu mais de 100 mil reais para se construir; é diferente de uma loja que se investiu 50 mil reais que também é diferente de uma loja que se investiu 5 mil reais.

28 Seu projeto de loja virtual não irá fechar a conta nunca se você quer gastar pouco na infra estrutura e mão de obra e ganhar muito; investindo em poucas ferramentas e ou servidor e quiser muitas pessoas entrando na loja virtual. Algo irá dar errado, a conta não irá fechar e você irá ter problemas futuros. Portanto NUNCA minta para si mesmo e para os outros sobre o seu projeto, pois você poderá estar dando tiros no seu próprio pé.

29 Saiba diferenciar quem é seu funcionário, seu prestador de serviços, seu amigo e ou colega e ou parente e não queira usar as pessoas para trabalharem de graça para você.

30 Ter noções de atendimento ao cliente e saber atender ao seu cliente tanto na sua loja como em todas as demais mídias sociais.

31 Não deixar o seu cliente e ou prestador esperando uma resposta por dias, semanas e ou meses, você pode vir a perder vendas e ou até ter problemas na loja, simplesmente por que não tinha tempo para atender os mesmos.

32 Estude muito o seu NICHO de MERCADO aonde atua com diversos cursos e evolua, goste de estudar; se você ficar parado no tempo, a sua Loja ficará parada também e os concorrentes tubarões tem engolem vivo(a).

33 SEJA RESPONSÁVEL!

34 Saber estes CENÁRIOS, vai te livrar de lobos escondidos em pele de cordeiro, ódio mascarado de sorriso, inveja vestida de amor e falsidade se disfarçando de amigo.
Não me faça perguntas se não estiver pronto para ouvir verdades.

35 Tenha pessoas de confiança em sua equipe de colaboradores, pois muitos podem virem a roubar seus dados, suas ideias e virar seu concorrente. Portanto tenha cuidado com tudo e todas as pessoas.

36 Saiba vender e negociar para não cair em golpes do falso cliente que compra e não te paga.

37 Saiba lidar com a concorrência que paga CRACKERS / LADRÕES DIGITAIS para querer te sacanear.

38 Se você é do tipo que fica se auto sabotando, ganhando muito e querendo muito da sua loja e não investindo em mão de obra qualificada e não fazendo anúncios dos seus produtos em diversas plataformas de anúncios; você estará fadado ao cenário ZERO AÇÃO x ZERO RESULTADOS. Uma coisa é não ter dinheiro para investir e ter que aceitar isto; outra coisa é ter dinheiro para investir e ficar MENTINDO e ou se comportando como um PEDINTE e ou um COITADO, querendo que os outros trabalharem para você de graça e ou gastem do próprio bolso para anunciarem para você os produtos que é de sua responsabilidade. Se você se comportar assim, o universo irá lhe entregar mais do mesmo. RECLAMAR é tirar o RE e ficar CLAMANDO mais do mesmo como se fosse um coitadinho e assim o universo te entrega o que você clama. Saiba o que é um PETITÓRIO e não use as pessoas como se elas tivessem a obrigação de ficar recebendo os seus pedidos diversos, aonde as custas de dinheiro e tempo são suas.

39 NÃO queira dar uma de esperto com as pessoas; a lei do retorno é certa.

40 Saiba assinar contratos de prestação de serviços para se proteger e proteger o prestador.

41 Saiba quem é o seu público alvo e aonde eles se localizam.

42 Deixe pago todos os materiais que compõe o projeto da sua Loja Virtual em média a cada 6 meses e ou 12 meses.

43 Pague em dia todos os seus prestadores de serviços.

44 Saiba fazer FLUXO DE CAIXA para monitorar todos os seus resultados em números que a sua Loja Virtual irá gerar.

45 Saiba analisar os indicadores da sua LOJA VIRTUAL.

46 Aprenda a pilotar as mídias sociais e ou pague alguém para fazer isto.

47 Faça planejamento de mídia, mapa de mídia e planejamento de marketing digital.

48 Saiba vender e ou faça cursos de vendas se você ainda não sabe vender.

49 Pense Sempre no Ganha-Ganha!

50 Se você tem a mentalidade Ganha-Perde, você ganha o outro perde; é melhor ajustar a sua rota / caminho de pensamento.

51 Pare de ficar dizendo sempre “NÃO TENHO TEMPO”, se você NÃO tem tempo para o seu negócio e ou sua loja virtual, irá prejudicar o seu negócio na mesma proporção.

Carlos Ono

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