A ESTRADA DO FUTURO

Por 9 de março de 2009Dica de livros

a_estrada_do_futuro2

A estrada do futuro é um panorama fascinante do mundo tal como ele será dentro de alguns anos, segundo Bill Gates. Ao autor não faltam credenciais para especular sobre o que está por vir: há vinte anos, quando foi lançado o primeiro microcomputador, Gates, então com dezoito anos, abandonou nada menos que a prestigiosa Universidade de Harvard e, junto com seu amigo Paul Allen, dedicou-se a desenvolver software para a nova máquina. Assim nasceu a Microsoft, baseada na visão de que no futuro haveria um computador em cada mesa de trabalho e em todos os lares. E foi com essa mesma determinação e crença no futuro que Gates transformou a Microsoft numa empresa de 35 bilhões de dólares e acumulou uma fortuna pessoal de 12 bilhões de dólares, uma das duas maiores do mundo.

Neste livro, Gates narra os principais fatos de sua bem-sucedida vida, desde seu primeiro contato, aos oito anos de idade, com os então misteriosos computadores, até a batmaniana casa inteligente que está construindo perto de Seattle, uma espécie de protótipo do lar do futuro. Depois de contar a história da fundação e dos desafios enfrentados pela Microsoft, Gates apresenta sua concepção do que seja a “estrada do futuro”, discutindo de que formas nossa sociedade será afetada pela nova tecnologia da comunicação, bem como as questões políticas, éticas e práticas que a humanidade terá de enfrentar quando o mundo todo estiver integrado por uma rede de computadores onipresente. A visão de Gates é basicamente otimista: os mecanismos de mercado serão muito mais eficientes, os métodos e formas de trabalho serão mais satisfatórios para as empresas e para seus funcionários, o ensino será muito mais interativo e interessante, as opções de lazer serão melhor para todos. Novos instrumentos, como a “carteira digital”, alterarão nosso cotidiano. Mas nem tudo será tranqüilo: a nova tecnologia gerará, por exemplo, problemas dramáticos de adaptação para as empresas e conflitos complexos entre o interesse público e as exigências de privacidade do cidadão.

Na verdade, já estamos em plena estrada do futuro, sem retorno possível. A leitura deste livro é essencial para conhecer melhor o caminho que vamos encontrar e aproveitar ao máximo as maravilhas que ele nos promete.

William H. (Bill) Gates é presidente, diretor geral e presidente do conselho da Microsoft Corporation, a maior e mais importante fornecedora de software para microcomputadores do mundo. Com dezessete anos, enquanto estudante de Harvard, desenvolveu o programa BASIC para o MITS Altair, o primeiro microcomputador. Com dezoito anos, abandonou a universidade e fundou a Microsoft com Paul Allen. Bill Gates tem 38 anos. Esta Obra é de Novembro de 1995.

Uma revolução está em marcha, tão importante quanto a invenção da imprensa por Gutenberg ou a Revolução Industrial. Estamos no limiar de uma nova era tecnológica, que vai transformar a natureza da existência humana, mudando para sempre a maneira de trabalhar, estudar, comprar, escolher e relacionar-se com o mundo e as pessoas em geral. Esta é a tese que Bill Gates, o criador da Microsoft e dono de uma das maiores fortunas do mundo, defende neste livro visionário, instigante e polêmico.

A estrada do futuro discute e elabora as vantagens surpreendentes e os problemas inéditos do maravilhoso mundo novo que estará globalmente integrado através de canais digitais de alta velocidade: a chamada estrada da informação ou infovia, ponto culminante da revolução da microinformática, de que Bill Gates foi e é um dos líderes.

Este livro tem 347 Páginas.

Carlos Ono

Sobre Carlos Ono

Um Comentário

  • I was very pleased to seek out this web-site.I wanted to thanks on your time for this excellent read!! I undoubtedly having fun with each little bit of it and I have you bookmarked to take a look at new stuff you weblog post.