A EMPRESA NA VELOCIDADE DO PENSAMENTO

Por 9 de março de 2009Dica de livros

a_empresa_na_velocidade_do_pensamento2

Momento Cultural – A Empresa na Velocidade do Pensamento; E ótimo pacas e quem ler vai ficar um pouco antenado no mundo.

Presidente da Microsoft, a mais importante fornecedora mundial de software para computadores pessoais, Bill Gates desempenhou um papel-chave no estabelecimento da era da informação. Esse visionário dos tempos modernos revela agora como a tecnologia em expansão tem impulsionado o mundo empresarial para uma era econômica nova e desafiadora. Mostra também como cada administrador pode e deve estar na vanguarda e como os sistemas de informação integrados ajudam as empresas a fazer negócios  na velocidade do pensamento.

Depois de realizar um investimento considerável em tecnologia, uma empresa talvez esteja aproveitando apenas 20 por cento do benefício potencial de que dispõe. Bill Gates explica: provavelmente essa empresa está usando o hardware e o software apenas para resolver problemas específicos.

Mas, tal como um organismo vivo, toda empresa funciona melhor quando se baseia num sistema nervoso que instantaneamente dispara informações para os pontos onde elas são necessárias. Numa linguagem clara, não técnica, A empresa na velocidade do pensamento mostra como um sistema nervoso digital une todos os sistemas e processos numa infra-estrutura comum, liberando o fluxo de informações e permitindo que os negócios dêem saltos enormes em eficiência e lucros.

Mergulhando no mundo da Microsoft e de outras grandes corporações – General Motors, Johnson & Johnson, Coca-Cola e Bradesco, entre outras -, Bill Gates demonstra que os sistemas nervosos digitais (do mais simples ao mais sofisticados) estão revolucionando a natureza mesma da empresas. Eis alguns benefícios proporcionados por uma tecnologia integrada:

* acesso instantâneo a informações dispersas, para análise de padrões e tendências;
* redução dos ciclos de tempo, permitindo o lançamento de novos produtos antes da concorrência;
* estatísticas atualizadas em tempo real para cada produto, em qualquer lugar do mundo;
* melhores condições para solucionar problemas apontados pelos clientes e, com um software inteligente, encaminhamento automático de eventuais reclamações para os departamentos responsáveis.

E muito mais.

Bill Gates tem uma convicção forte e simples: “O modo como uma pessoa reúne, administra e usa a informação determina se ela vai vencer ou perder”. A empresa na velocidade do pensamento tem as informações para quem planeja vencer.

BILL GATES é o presidente e principal executivo da Microsoft Corporation. Sua visão e seu interesse pela informática aplicada aos computadores pessoais foram decisivos para o sucesso da Microsoft e para o avanço da tecnologia de software. Vive com a mulher e a filha perto de Seattle, nos Estados Unidos.

COLLINS HEMINGWAY é diretor de comunicações executivas da Microsoft Corporation. Desde 1987 trabalha com os produtos Microsoft para sistemas. De 1994 a 1996, foi diretor de marketing internacional e de parcerias da Personal and Business Systems Division da empresa.  Para mais informações:  www.Speed-of-Thought.com

” Na próxima década, os negócios vão mudar mais do que mudaram nos últimos cinqüenta anos.”

A frase é de Bill Gates, esse visionário dos tempos modernos. Graças a uma extraordinária capacidade de se antecipar ao futuro, ele faz de sua própria empresa, a Microsoft, o cenário de inovações absolutamente bem-sucedidas, embora impensáveis até outro dia.

Se nos anos 80 a qualidade ficou em destaque, e se nos anos 90 a questão foi a reengenharia, a primeira década do próximo século vai se pautar pela velocidade. Com que rapidez a natureza das transações comerciais sofrerá mudanças, como o acesso à informação mudará o estilo de vida dos consumidores, até que ponto a capacidade de usar a informação determinará se uma empresa está ou não no rumo certo – essas e outras questões são discutidas em A empresa na velocidade do pensamento, uma autêntica reunião de trabalho com Bill Gates.

Este livro tem 444 Páginas.

Carlos Ono

Sobre Carlos Ono