http://bit.ly/yabtw – Saiba como a aplicação dessas duas técnicas podem ajudá-lo a aumentar o faturamento.

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Há duas perspectivas nos negócios: ganhar dinheiro e causar impacto na vida das pessoas.

Princípio de Pareto

Segundo este famoso princípio, 80% das consequências são frutos de 20% das causas. Traduzindo para o mundo empresarial, podemos dizer que 80% de sua receita é oriunda de 20% dos seus clientes. Mas o que isso quer dizer?

Imagine o seguinte cenário: você possui um produto que vale R$ 1000,00 e conta com um quadro de 100 clientes. Você conseguiria, em vendas, um total de R$ 100.000,00, não é mesmo?

No entanto, segundo o Princípio de Pareto, 20% desses clientes possuem poder aquisitivo suficiente para representar 80% do resultado de suas vendas. Ou seja, 20% dos seus clientes poderiam lhe pagar quatro vezes mais, o que daria o total de R$ 80.000,00, que é exatamente 80% do valor total de vendas mostrado no parágrafo acima.

Deixando dinheiro na mesa

Se o potencial do cliente não está sendo aproveitado, podemos dizer que você está deixando o dinheiro na mesa. E, no exemplo acima, a pessoa acabou deixando 80 mil na mesa…

E o que é preciso ser feito para tirar esse dinheiro da mesa? Uma das respostas mais simples seria: aumente o preço dos produtos. Mas isso não é uma boa solução. Você não pode simplesmente quadruplicar o preço de seus produtos e esperar que as pessoas continuem comprando. A saída mais sábia é aumentar a sua linha de produtos e serviços, dando cada vez mais opções para seus clientes.

Os seus produtos devem oferecer diferentes níveis de opções. Serviços de consultoria, por exemplo, costumam oferecer os planos ouro, prata e bronze, cada um voltado para um determinado tipo de cliente. Fazer esse tipo de seleção lhe ajudará a precificar os seus produtos de acordo com o valor deles para cada cliente.

A técnica do Upsell

Imagine uma pessoa que está querendo fazer exercícios e decide se matricular em uma academia. É normal cogitar que ela também teria interesse em serviços de personal, correto? No entanto, se o personal vier como uma opção adicional ao serviços da academia, as chances são que essa pessoa não adicione estes serviços ao pacote final.

O Upsell consiste em oferecer produtos/serviços úteis ao consumidor logo APÓS o pagamento de um produto ou serviço. Seguindo essa lógica, seria mais interessante oferecer o serviço do personal logo depois que o cliente efetuasse o pagamento da academia. Vários fatores psicológicos e estão ligados ao ato da compra, e isso é o que dá força para essa estratégia. No entanto, você precisa oferecer algo que realmente tenha uma vantagem muito grande em relação à primeira.

No meio online há a opção de realizar o One Click Upsell, fazendo que a pessoa não precise passar o cartão novamente para realizar a segunda compra.

Conclusão

– Reveja sua linha de produtos e serviços. É possível que você não esteja oferecendo opções suficientes para seus clientes.

– Certifique-se de que, mesmo com mais produtos, você ainda é capaz de oferecer qualidade aos seus clientes.

Carlos Ono

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