http://bit.ly/yabtw – Como ter sucesso na vida: conheça os 5 passos

Leia mais: http://bit.ly/MXPLKN

Quantas vezes na vida você já imaginou que queria ser muito habilidoso com algo, como tocar um instrumento musical, pintar um quadro, cantar ou falar um idioma? De todos esses “sonhos”, qual você já realizou? Descubra o que está te impedindo e saiba como ter sucesso na vida. Conheça os 5 passos que vão te ajudar.

Essa é uma citação de Mahatma Gandhi que expressa muito bem o poder da intenção e, consequentemente, da internalização. Nem todos acreditam, mas esta frase pode ser usada como uma poderosa ferramenta para melhorarmos a nossa produtividade em diversas áreas de âmbito pessoal ou profissional.

Para que isso seja possível, precisamos compreender 5 tópicos:

Internalização
Ancoragem
Meta
Valor
Crença

O que é internalização

A internalização é um processo de incorporação que, por meio de técnicas, faz que você adote ideias, valores ou comportamentos de modo inconsciente. Constantemente estamos internalizando algo sem nos dar conta. Quando você aprende a dirigir, por exemplo, você está internalizando todos aqueles comandos. Trocar de marcha, pôr o pé na embreagem, ligar o farol, dar sinal. Tudo isso vai se tornando natural com o tempo, não é mesmo?

Você prefere dirigir pensando que agora é a hora de passar a marcha, dar sinal, pisar na embreagem, ou acha que é melhor dirigir fazendo isso sem pensar em todas essas ações a cada momento? Se você escolheu a segunda opção, tenho uma boa notícia para você: é possível estimular a internalização.

Relembrando sentimentos

Em um de seus vídeos, Erico Rocha fala sobre como ele conseguiu adicionar exercícios matinais em sua rotina. Ele conta que selecionou músicas que, para ele, propiciavam uma grande vontade de não ficar parado, pois eram vinculadas a bons momentos de sua vida.

E você, tem alguma música que te deixe eufórico, confiante, ou até mesmo com saudade de alguma situação ou de alguém? Esse tipo de estímulo é chamado de ancoragem.

O que é Ancoragem

A ancoragem consiste na criação de um gatilho, chamado de âncora, que ativa um determinado estado emocional ou lembrança. Ao escutar uma música que o remetia a um estado eufórico, Erico foi capaz de aproveitar esse estímulo para realizar uma atividade, de forma intensa, que antes ele considerava chata e trabalhosa.

Quando utilizada com intenção a ancoragem é capaz de auxiliar processos variados, como a mudança de comportamento e o aprendizado. Quer aprender a utilizar esta ferramenta para atingir seus objetivos?

Carlos Ono

Sobre Carlos Ono